Técnica da Modificação do Comportamento
A teoria do reforço diz-nos que o comportamento das pessoas pode ser influenciado e controlado através do reforço, ou seja, da recompensa dos comportamentos desejados.
Skinner também defende que o comportamento das pessoas, desde que seja controlado e informado por longos períodos sem essas mesmas pessoas se aperceberem.
Uma técnica defendida por Skinner é a técnica da modificação do comportamento organizacional que consiste na aplicação da Teoria do Reforço aos esforços para a mudança nas organizações e assenta em dois princípios: as pessoas atuam da forma que acham mais que lhes vai ser mais gratificante e as que lhes proporciona mais recompensas; o comportamento pode ser influenciado e determinado pela gestão das recompensas a ele associadas.
Para que se possa implementar um programa de modificação do comportamento organizacional é imperativo identificarmos o desempenho desejado, identificar as recompensas que constituem o reforço do comportamento desejado e fazer com que a recompensa seja uma consequência direta do comportamento.