fbpx
Módulo 1, Conteudo 1
Em andamento

O Luto

Pedro Frias 14 de Abril, 2024

O que é o luto?

O luto é um processo que se inicia a partir da perda de uma pessoa querida.

Uma sensação semelhante também surge quando se perde um vínculo afetivo ou o contato com uma experiência com a qual já estava habituado, como o trabalho por exemplo.

A pessoa que está a fazer o luto entra em um estado de recolhimento, onde passa por uma trajetória emocional complexa, logo após a perda. Durante esse tempo, é comum que a pessoa que está a passar pelo luto aparente estar sempre com grande tristeza, tenha ataques de choro, se recuse a sair de casa e perca o interesse em atividades que antes amava.

Os cinco estágios do luto

1. Negação

A negação, neste caso, tem como objetivo protegê-la da verdade inconveniente, a qual pode desestruturá-la psicologicamente. Deste modo, esse estágio do luto pode demorar minutos, dias ou semanas para passar.

É comum que a pessoa vá á procura de isolamento social e o distanciamento de tudo que lembre o indivíduo que partiu neste período.

2. Raiva

Sentimentos de raiva, angústia, desespero, medo, culpa e frustração manifestam-se constantemente.

Esta mudança de emoções domina a mente da pessoa, fazendo-a ter comportamentos ríspidas e desagradáveis.

Quando alguém tenta trazê-la para realidade, ela reage com agressividade, ainda incapaz de aceitar a perda.

3. Negociação / barganha

Esta fase do luto é constituída por negociações. A pessoa negocia consigo mesma ou com a entidade superior em que acredita na tentativa desesperada de aliviar a sua dor.

Diversos pensamentos de “e se eu tivesse feito isso” ou de “se eu fizer X coisa, posso reverter a situação” rondam a mente da pessoa em luto. Mesmo que ela tenha consciência da impossibilidade desses feitos, ela tenta alimentá-los para consolar a si mesma.

4. Depressão / tristeza

Uma das cinco fases do luto mais intensas é a depressão. A pessoa é surpreendida por um grande sofrimento, o qual pode se prolongar por semanas ou meses. Ela agarra-se à dor causada pela partida do ente querido, usando-a como combustível para permanecer em estado depressivo.

5. Aceitação

A aceitação é o último estágio do luto, mesmo quando a experiência não é linear. É neste momento que a pessoa compreende a sua nova realidade, constituída pela ausência de quem partiu. Os sentimentos e angústias já foram externalizados, resultando numa sensação de paz interior.

ESPERE!
Deixe a sua questão no nosso whatsapp!

×