Condicionamento de Pavlov
Condicionamento clássico
O conceito de condicionamento clássico foi desenvolvido pelo fisiologista russo, Ivan Pavlov (1849-1936).
Papalia, Feldman e Olds definem o condicionamento clássico como:
Condicionamento clássico é um tipo de aprendizagem baseada na associação de estímulos, que não aliciam uma resposta particular com outros estímulos que aliciam a resposta.
Da definição acima, compreendemos que o elemento-chave do condicionamento clássico é a associação. Isto significa que dois estímulos experimentados juntos repetidamente, irão associar-se.
Por exemplo, se um estudante frequentemente encontra estímulos geradores de desprazer nas aulas de matemática, como professores pouco amigáveis, questões muito difíceis, e um monte de deveres de casa, ele pode aprender a não gostar de matemática.
Pavlov descobriu o condicionamento clássico quase por acidente. Originalmente, ele queria estudar o papel da saliva na digestão. Ele mediu a quantidade de saliva que um cachorro produzia quando recebia carne.
Após alguns dias de experiência, Pavlov percebeu que os cachorros do laboratório começavam a salivar quando o auxiliar do laboratório entrava na sala com o prato de comida, antes que a comida fosse colocada na boca.
Este fato ativou a curiosidade de Pavlov fazendo com que ele realizasse mais experiências procurando entender o fenómeno. Por exemplo, Pavlov tocou um som um pouco antes de apresentar comida ao cachorro. Após ouvir o som muitas vezes logo antes de ser alimentado, o cachorro começava a salivar assim que o som tocava. Por outras palavras, o cachorro tinha sido condicionado a salivar em resposta a novos estímulos (som) que normalmente não produziriam salivação. O cachorro tinha aprendido a associar o som com a comida.
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1.1 Tipos de estímulos e respostas
De uma forma simples, um estímulo é qualquer coisa que pode influenciar diretamente um comportamento e produzir uma resposta. No condicionamento classico, existem dois tipos de estímulos e dois tipos de respostas: estímulo incondicionado, estímulo condicionado, resposta incondicionada, e resposta condicionada, como exposto abaixo
Condicionamento operante
Condicionamento operante é uma forma de aprendizagem na qual a consequência do comportamento leva a mudanças na probabilidade de que o comportamento irá ocorrer. Thorndike (1874-1949) foi o pioneiro no estudo desse tipo de aprendizagem. Sua famosa formulação da Lei do Efeito está no âmago do condicionamento operante. A Lei do Efeito afirma que:
O comportamento que gera um efeito de satisfação (reforço) está apto a ser repetido, enquanto o comportamento que gera um efeito negativo (punição) está apto a ser suprimido como vamos ver mais à frente no manual.