Como se forma a culpa.
Hoje resolvi falar da origem do sentimento da culpa, de como se forma e como podemos ultrapassar quando o sentimento de culpa se torna insustentável.
Este tema é muito importante para todo e qualquer terapeuta.
Primeiro compreender como se forma a culpa e como o excesso dela pode ser destrutivo.
Depois compreender que ela está ligada a um mecanismo interno que visa regular o nosso comportamento.
Quando somos pequeninos, os nossos pais, a tentar educar-nos, acabam por apontar o dedo vezes demais fazendo a criança sentir-se culpada de tudo o que faz. Porque estragou uma boneca, porque não se está a portar bem, etc. Depois, na ausência de capacidade cognitiva para entender o que se poderia ter feito de mal, ela começa a achar que é sempre responsável por tudo. E daqui nasce então o potencial desequilibro do excesso de culpa.
Mas compreenda que isto é um mecanismo necessário.
Como seria um ser humano se nunca se sentisse culpado de nada.
Então qual é o problema aqui?
É quando a culpa em excesso limita a existência do ser humano e não deixa que a pessoa se liberte do potencial julgamento dos outros.
Está sempre a sentir-se culpado de tudo e com isso condiciona as suas acções sempre com medo do que os outros vão pensar.
Depois, ainda existe a segunda parte desta equação.
Perceber como a culpa criada em nós passa a ser a culpa projectada nos outros.
Este mecanismo é muito comum de aparecer e de se ver manifestado. A pessoa que vive a sentir-se culpada de tudo, alterna entre sentir-se culpada e culpar os outros.
E sobretudo, a pessoa que culpa os outros de tudo o que acontece na sua vida, acaba vivendo à espera que o estimulo externo faça nascer sentimentos e emoções para estimular a ação.
Porque isto é tudo o que nós não queremos que aconteça, fazer uma pessoa compreender que esse mecanismo está trocado é muito dificil.
Recomenda-se sempre analisar com frieza como o paciente vê a sua independência das ações dos outros na sua vida.
Se acredita que é capaz de tudo e que os outros nunca o podem mandar abaixo, ou se acredita que os outros são o impedimento ativo para a realização dos seus sonhos.

No meu facebook (aqui), fiz um video a explicar como se forma a culpa no nosso inconsciente.
Recomendo que o vejam.
Visitem também a página da Academia e vejam os cursos que temos a começar.
Responses